As vantagens do Piano Digital

O que é um piano digital?
O piano digital é um instrumento eletrônico que produz os sons através de dados guardados digitalmente em uma memória, ou seja, os sons reproduzidos não são emitidos por ele, são amostras de sons armazenadas em sua memória. Essas amostras de sons são produzidas através de gravações digitais sendo emitidas conforme o toque do teclado.

Apesar de se tratar de um piano eletrônico, a designação piano digital é mais comum para se distinguir dos primeiros pianos eletrônicos que eram analógicos.

Como funciona?
A principal diferença é o mecanismo de ação que produz o som. O piano produz som canalizando a força dos dedos pressionando as teclas nos martelos, que tocam as cordas. As vibrações produzidas ao tocar nas cordas são transmitidas pela mesa de som e difundida vigorosamente, o que amplifica o som. Quando estas vibrações combinam-se com as ressonâncias das cordas além daquelas que foram tocadas, cria-se um som único.

Já o piano digital não tem nenhuma corda. Cada tecla é a uma chave para produzir um som específico por assim dizer. Um gerador de tom eletrônico produz os sons, que são amplificados usando um microfone.

No entanto, os pianos digitais feitos pela Yamaha, por exemplo, são equipados com martelos. Estes não são usados para tocar as cordas, como com um piano acústico, mas em vez disso são empregados para capturar as dinâmicas com as quais a tecla é tocada, produzindo uma resposta dinâmica para tocar aquilo que mais se aproxima da experiência de tocar um piano acústico.

Ao contrário, o piano digital não tem nenhuma corda. Cada tecla é a uma chave para produzir um som específico por assim dizer. Um gerador de tom eletrônico produz os sons, que são amplificados usando um microfone.

O diagrama abaixo mostra a ação do martelo do piano Clavinova (teclado GH/GH3/NW)

When the key is depressed: The hammer rises sharply for a touch response comparable to that of a piano.
When the key is released: The key returns to its resting position naturally under the weight of the hammer.








Quando a tecla é pressionada: O martelo sobe bruscamente por uma resposta de toque comparável àquela de um piano.

Quando a tecla é liberada: A tecla volta à sua posição de repouso naturalmente conforme o peso do martelo.

Vantagens do Piano Digital

Menor Investimento
Algumas vantagens dos pianos digitais estão relacionadas ao baixo preço se comparado aos pianos acústicos, além de seu tamanho ser menor, eles não precisam ser afinados.

Baixa Manutenção
Os Pianos Digitais dificilmente requerem manutenções e não necessitam de afinação, ao contrário dos pianos acústicos que necessitam de profissionais especializados para realizarem esses tipos de serviços.

Facilidade de transporte
Devido ao seu tamanho nem sempre possível para o pianista levar seu próprio Piano Acústico onde quer que vá tocar pois o transporte de um piano desse nível requer equipe especializada para que não sofra nenhum dano ou avaria. Já os pianos digitais possuem modelos portáteis e cada vez menores, como o Casio CDP-S350 que possui estrutura com apenas 232 mm de profundidade.

Controle do Volume
Como os pianos digitais produzem som eletrônico, seu volume pode ser mais alto ou mais suave, usando-se um controle de volume e para aqueles que precisam de mais potência, existe a possibilidade de conectá-los a um amplificador de teclado ou sistema de PA para atender grandes locais. Ainda existe também a possibilidade de utilizá-lo com fones de ouvido proporcionando maior privacidade principalmente para quem reside em apartamentos.

Infinitas possibilidades
Por se tratar de um instrumento digital existem facilidades tecnológicas, que favorecem o usuário de um piano digital, como conectá-lo ao Smartphone para estudar e treinar com músicas ou aplicativos, além da possibilidade de expandir seus ritmos através de pacotes de atualizações disponibilizados pelos fabricantes.

Desvantagens do Piano Digital

Em relação ao piano acústico a alta variação da sensibilidade das teclas pode dificultar um pouco, além disso, os modelos digitais não costumam ter tanta riqueza harmônica quanto o pianos acústicos.

O Piano Acústico possui estrutura especial de madeira, cordas horizontais ou verticais contendo mecanismo denominado martelo que atinge as cordas para produzir o som. É essa estrutura toda mecânica que proporciona um melhor controle e um som incrível.

Qual o Melhor Piano Digital?

Ao se escolher um piano digital deve-se levar em conta as polifonias, quanto mais polifonias melhor o piano pois, dessa forma, o instrumento conseguirá tocar simultaneamente quantas notas lhe couber ou puder. Deve-se também analisar o tipo de Piano Digital já que existem modelos portáteis, verticais e com calda, além do Número de Teclas (os mais comuns possuem 61, 76 ou 88 teclas) e Timbre do aparelho.

O piano acústico e o piano digital respondem a uma força diferenciada de toque, se você apertar a tecla com força, obterá uma resposta do instrumento, se maneirar na força, obterá outra resposta, esse procedimento se chama dinâmica, sensibilidade ao toque ou touch response. Dê preferência a instrumentos que possuam essa característica.

Como se trata de um instrumento digital o mesmo pode não produzir a mesma sensação e sons conseguidos através de um piano acústico tradicional, porém por se tratar de um instrumento de alta tecnologia, atualmente os pianos digitais tornaram-se um instrumento bastante popular sendo utilizado e preferido por muitos músicos, bandas e estúdios devido à sua facilidade de transporte e por não precisarem ser microfonados, em algumas marcas existe a possibilidade de conectar o piano ao seu smartphone, tocar acompanhando suas músicas preferidas e até mesmo estudar através de tutoriais online.

A Marca de Teclados e Pianos Casio, por exemplo, possui recursos que simulam o efeito acústico de uma sala de concertos e função de gravação que permite aos pianistas a experiência de tocar acompanhado de uma orquestra.

Simulação da reverberação delicada e da ressonância natural dos pianos acústicos

A série HP700 da Roland conta com a modelagem de piano Super Natural, trata-se de uma tecnologia avançada que reproduz as complexas interações físicas que ocorrem na criação do som em um piano acústico.

A tecnologia digital ainda possibilita você criar uma “sala de piano particular”. O Yamaha DGX-660 oferece uma área virtual onde você pode selecionar uma variedade de pianos e parâmetros acústicos, criando sua maneira personalizada de praticar ou a ambiência ideal para suas performances musicais, escolhendo desde uma sala plana até o palco de uma casa de shows ou uma sala de concerto.

As melhores e mais conhecidas marcas de Pianos Digitais são os Casio, Roland, Yamaha, Korg e Kurzweil, ao adquirir um modelo de qualquer uma destas marcas, nenhum pianista ou músico profissional irá discutir com você, qualquer umas delas podem ser consideradas como uma séria candidata a ter o melhor piano digital.

Novos recursos para pianos estão sempre sendo criados e alguns deles são exclusivos para pianos digitais. Vale ressaltar que quanto maior a quantidade e qualidade dos recursos, maior será o preço e complexidade de operação do instrumento musical.

Conheça várias marcas e modelos de pianos digitais acessando nossa loja virtual.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.