Dicas para o uso de microfones de mão

Você já deve ter ouvido alguma apresentação onde a voz do palestrante parecia abafada, distorcida ou até distante, isso em muitos casos se deve à forma em que ele manuseava o microfone.

Veja o impacto sonoro na frequência quando não se segura corretamente o microfone durante o uso, ou seja, junto ao globo.

Impactos na frequência sonora quando não se segura corretamente um microfone

O manuseio incorreto, além de não extrair o melhor de seu microfone, irá proporcionar uma experiência desagradável para quem o escuta e impactar diretamente no trabalho do técnico de som de sua igreja ou evento, que necessitará fazer ajustes na mesa de som cada vez eu você mudar a posição da mão no microfone ou afastá-lo de sua boca durante sua apresentação.

Microfones para uso em vocais
Os microfones de mão recomendados para uso em vocais são os de padrão cardioide (unidirecional), ou seja, captam primeiramente o som que vem de sua frente, minimizando o som que vem de trás e dos lados da cápsula.

Microfone Shure SM58

Nesse segmento destaca-se o lendário SM58 da Shure, que foi desenvolvido para uso vocal em apresentações ao vivo e com reforço de som para gravações em estúdio.

Sua resposta vocal ajustada é uma referência mundial para canto ou fala e seu filtro esférico embutido de grande eficiência minimiza os ruídos de vento e respiração. Além da Shure SM58 modelos outras marcas como Sennheiser e AKG também são amplamente utilizados por cantores, repórteres ou em microfonação de peças de bateria como hi-hat, surdo, tons, bumbo e microfonação de amplificadores.

Quando se compra um microfone com fio ou sem fio para uso em palestras ou vocais vale ressaltar que não deve-se levar em conta não só sua qualidade ou faixa de frequência dos graves e agudos, mas também a forma correta de manuseá-lo durante as apresentações.

Confira algumas dicas para utilização de microfones de mão em apresentações

Teste a sensibilidade

É recomendado antes de começar a utilizar o microfone de mão testá-lo para saber qual a distância apropriada para se falar, dessa forma, será possível um melhor aproveitamento do produto.

Como são equipamentos sensíveis, é necessário ter vários cuidados, principalmente com a respiração, uma vez que devido a essa sensibilidade, o microfone a registra e a amplifica.

Atenção ao tom de voz

Fale normalmente no microfone, não é necessário gritar, mas também não quer dizer que por ele amplificar o áudio você tenha que falar baixo, haja como se estivesse conversando com alguém.

Como segurar o microfone

Ao segurar o microfone é importante usar o braço como uma espécie de pedestal, a mão que o segura deverá ficar imóvel, apenas controlando a distância do microfone junto a boca, caso queira se expressar, utilize apenas o outro braço para a gesticulação.

Como parâmetro, mantenha o microfone um pouco abaixo da boca, próximo a direção do queixo e olhando sobre ele, pois assim, o som será captado de forma limpa, a platéia poderá ver o rosto do palestrante, assim como o palestrante terá uma visão ampla de sua platéia. Vale salientar que não se deve segurar o microfone pelo globo e sim em seu corpo como exemplificado anteriormente na primeira imagem dessa matéria.

É recomendado manter o microfone a uma distância de aproximadamente 10 centímetros da boca, porém isso pode variar de acordo com o tom da sua voz e da sensibilidade do modelo ou marca do microfone.

Uso de microfone em pedestal

Ao realizar apresentações ou palestras com uso de um pedestal, inicialmente acerte a altura do pedestal de forma que o microfone não fique na frente do rosto. Procure deixar de a um ou dois centímetros abaixo do queixo.

Durante a apresentação não segure no corpo do microfone ou haste do pedestal, fale sempre olhando sobre o microfone, pois, dessa forma, o mesmo tom de sua voz será sempre captado.

Quando precisar se dirigir às pessoas localizadas nas extremidades da sala, normalmente posicionadas no sentido lateral, gire o corpo de tal maneira que possa sempre continuar falando com os olhos sobre o microfone.

Movimentos com as mãos

Caso você não use um pedestal e seja preciso segurar o microfone com a mão faça-o com cuidado, nesse caso não movimente a mão que segura o microfone, deixe-a sempre à mesma distância e altura para evitar mudanças na altura do som e consequentemente distorções sonoras.


Um microfone, para ser bom, não precisa ser capaz de captar todas as frequências do espectro auditivo humano (20Hz – 20KHz), é necessário antes de tudo tomar esses cuidados básicos ao se falar em um microfone, dessa forma, você poderá extrair o melhor de seu microfone e proporcionar uma ótima experiência sonora para quem te assiste.

Em nossa loja você encontra uma ampla variedade de microfones para as mais variadas finalidades e das marcas mais renomadas do mercado, confira em https://www.krunner.com.br/Microfones

Você conhece os diferentes padrões polares de microfones e suas respectivas aplicações?
Se quiser saber mais, preparamos um conteúdo a respeito em https://krunner.home.blog/2021/06/26/os-diferentes-padroes-polares-de-microfones-e-seus-usos/

Agradecemos por sua visita e leitura, até breve em mais uma matéria de nosso blog 🙂

Publicidade

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.