Você já deve ter ouvido alguma apresentação onde a voz do palestrante parecia abafada, distorcida ou até distante, isso em muitos casos se deve à forma em que ele manuseava o microfone.
Veja o impacto sonoro na frequência quando não se segura corretamente o microfone durante o uso, ou seja, junto ao globo.

O manuseio incorreto, além de não extrair o melhor de seu microfone, irá proporcionar uma experiência desagradável para quem o escuta e impactar diretamente no trabalho do técnico de som de sua igreja ou evento, que necessitará fazer ajustes na mesa de som cada vez eu você mudar a posição da mão no microfone ou afastá-lo de sua boca durante sua apresentação.
Microfones para uso em vocais
Os microfones de mão recomendados para uso em vocais são os de padrão cardioide (unidirecional), ou seja, captam primeiramente o som que vem de sua frente, minimizando o som que vem de trás e dos lados da cápsula.

Nesse segmento destaca-se o lendário SM58 da Shure, que foi desenvolvido para uso vocal em apresentações ao vivo e com reforço de som para gravações em estúdio.
Sua resposta vocal ajustada é uma referência mundial para canto ou fala e seu filtro esférico embutido de grande eficiência minimiza os ruídos de vento e respiração. Além da Shure SM58 modelos outras marcas como Sennheiser e AKG também são amplamente utilizados por cantores, repórteres ou em microfonação de peças de bateria como hi-hat, surdo, tons, bumbo e microfonação de amplificadores.
Quando se compra um microfone com fio ou sem fio para uso em palestras ou vocais vale ressaltar que não deve-se levar em conta não só sua qualidade ou faixa de frequência dos graves e agudos, mas também a forma correta de manuseá-lo durante as apresentações.
Confira algumas dicas para utilização de microfones de mão em apresentações
Teste a sensibilidade
É recomendado antes de começar a utilizar o microfone de mão testá-lo para saber qual a distância apropriada para se falar, dessa forma, será possível um melhor aproveitamento do produto.
Como são equipamentos sensíveis, é necessário ter vários cuidados, principalmente com a respiração, uma vez que devido a essa sensibilidade, o microfone a registra e a amplifica.
Atenção ao tom de voz
Fale normalmente no microfone, não é necessário gritar, mas também não quer dizer que por ele amplificar o áudio você tenha que falar baixo, haja como se estivesse conversando com alguém.
Como segurar o microfone
Ao segurar o microfone é importante usar o braço como uma espécie de pedestal, a mão que o segura deverá ficar imóvel, apenas controlando a distância do microfone junto a boca, caso queira se expressar, utilize apenas o outro braço para a gesticulação.
Como parâmetro, mantenha o microfone um pouco abaixo da boca, próximo a direção do queixo e olhando sobre ele, pois assim, o som será captado de forma limpa, a platéia poderá ver o rosto do palestrante, assim como o palestrante terá uma visão ampla de sua platéia. Vale salientar que não se deve segurar o microfone pelo globo e sim em seu corpo como exemplificado anteriormente na primeira imagem dessa matéria.
É recomendado manter o microfone a uma distância de aproximadamente 10 centímetros da boca, porém isso pode variar de acordo com o tom da sua voz e da sensibilidade do modelo ou marca do microfone.
Uso de microfone em pedestal
Ao realizar apresentações ou palestras com uso de um pedestal, inicialmente acerte a altura do pedestal de forma que o microfone não fique na frente do rosto. Procure deixar de a um ou dois centímetros abaixo do queixo.
Durante a apresentação não segure no corpo do microfone ou haste do pedestal, fale sempre olhando sobre o microfone, pois, dessa forma, o mesmo tom de sua voz será sempre captado.
Quando precisar se dirigir às pessoas localizadas nas extremidades da sala, normalmente posicionadas no sentido lateral, gire o corpo de tal maneira que possa sempre continuar falando com os olhos sobre o microfone.
Movimentos com as mãos
Caso você não use um pedestal e seja preciso segurar o microfone com a mão faça-o com cuidado, nesse caso não movimente a mão que segura o microfone, deixe-a sempre à mesma distância e altura para evitar mudanças na altura do som e consequentemente distorções sonoras.
Um microfone, para ser bom, não precisa ser capaz de captar todas as frequências do espectro auditivo humano (20Hz – 20KHz), é necessário antes de tudo tomar esses cuidados básicos ao se falar em um microfone, dessa forma, você poderá extrair o melhor de seu microfone e proporcionar uma ótima experiência sonora para quem te assiste.
Em nossa loja você encontra uma ampla variedade de microfones para as mais variadas finalidades e das marcas mais renomadas do mercado, confira em https://www.krunner.com.br/Microfones
Você conhece os diferentes padrões polares de microfones e suas respectivas aplicações?
Se quiser saber mais, preparamos um conteúdo a respeito em https://krunner.home.blog/2021/06/26/os-diferentes-padroes-polares-de-microfones-e-seus-usos/
Agradecemos por sua visita e leitura, até breve em mais uma matéria de nosso blog 🙂
Muito bom!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Olá Silezo!
Ficamos contentes em saber que gostou de nossa matéria. Se interessar, temos uma outra matéria falando dos diferentes padrões polares de microfones e suas aplicações, disponível em https://krunner.home.blog/2021/06/26/os-diferentes-padroes-polares-de-microfones-e-seus-usos/
Precisando de algum microfone futuramente conte com nossa loja.
Abraço,
Krunner Instrumentos Musicais
https://www.krunner.com.br
CurtirCurtir