Tutorial: Como trocar as Cordas Nylon do Violão

Olá!
Você tem um violão e quer saber como trocar a corda?
E sabia que a forma de amarrar a corda influencia no som?

Mais abaixo veremos sobre isso, porém antes de tudo é necessário ressaltar que o uso de corda de nylon em violão aço, assim como o inverso não deve ocorrer. Os violões com cordas de aço, por exemplo, são construídos para suportar a tensão deste tipo de encordoamento, que exerce maior tensão sobre o cavalete, o uso deste tipo de corda em um violão fabricado para uso com cordas de nylon poderá causar empenamentos e danos nas peças, além de não apresentar um timbre característico de violões dessa linha.

Se quiser saber mais a respeito confira a matéria Qual o Melhor Violão para Iniciante: Aço ou Nylon?

Como identificar as cordas do violão nylon

O nylon, quando sob tensão, começa a esticar, o que o torna mais propenso a se romper, pois isso causa micro fraturas nele. Você perceberá que quando eles envelhecerem, será difícil manter afinação e possivelmente se romperá com o tempo, portanto trocar as cordas de seu violão regularmente proporcionará melhor som e tocabilidade. Se você quebrou uma corda o recomendado (mas não é uma regra) é trocar todas as outras 5 para obter um tom uniforme.

Os Violões de encordoamento nylon possuem 6 cordas de nylon, embora 3 delas pareçam aço, seu núcleo é nylon, sendo envoltas em cobre prateado para torná-las mais grossas.

As cordas mais graves, ou seja, aquelas que têm um enrolamento prateado em volta, mostram mais claramente que elas são velhas e precisam ser trocadas pois nos enrolamentos dessas cordas, com o uso e passar do tempo, ocorrerem acumulo de óleo de seus dedos, poeira e muitas outras coisas. Isso faz com que a corda vibre de forma desigual e, portanto, não proporcione bom timbre quando tocada.

A sexta corda é a mais grossa e a mais grave do violão, chamada de “E” ou “Mi”,. A quinta corda é a “A” ou “Lá”, em seguida vem a corda “D” ou “Ré”, depois vem a corda “G” ou “Sol” e por fim a corda “E” ou “Mizinha”

Você sabia que forma de amarrar a corda influencia o som de seu violão?

Antes de dar andamento na troca de suas cordas confira no vídeo da multi-instrumentista Débora Ildencio a melhor forma de amarrar suas cordas nylon no cavalete do violão caso sua corda não possua bolinha na ponta.

Como trocar as cordas nylon do violão

Basicamente os passos para trocar uma corda de violão são:
1º Remova a corda antiga afrouxando na tarraxa
2º Amarre a nova corda nova no cavalete
3º Leve a corda até a tarraxa correspondente e após afinar o violão apare a ponta da corda que sobrou

Veja de forma ilustrada e detalhada:

Passo 1: Remover uma corda
Para trocar uma corda nylon de violão, afrouxe a corda girando com os dedos a tarraxa ou use um encordoador/enrolador de cordas para soltar totalmente uma corda. Muitos músicos começam com a corda que soa mais baixo, ou seja, a 6ª corda – E.

Passo 2: Amarre uma nova corda no cavalete

Encordoamentos com bolinha

Passe a ponta mais fina dessa nova corda pelo buraco do cavalete de onde retirou a corda usada, como citamos antes, algumas marcas de encordoamentos possuem bolinha em uma das extremidades, é o caso da Giannini Canário, se esse for o tipo de jogo que adquiriu passe a outra ponta da corda pelo furo de forma que a “bolinha” trave a corda no cavalete, como na imagem ao lado, dessa forma, será desnecessário amarrar a corda.

Se sua corda não possuir bolinha, veja um exemplo abaixo de como amarrá-la no cavalete.

Como amarrar a corda nylon no cavalete

Dobre a ponta da corda sob o laço que você acabou de criar. Na 6ª corda e, opcionalmente, na 5ª corda, você só precisa dobrar a corda uma vez. Para as outras cordas, você precisará envolvê-la duas vezes.

Terceiro passo: Anexe a corda à respectiva tarraxa
Depois de dar o nó no cavalete, leve a corda até a tarraxa, deixando uma folga para a enrolar depois em sua respectiva casa, passe a corda pelo buraco localizado no meio do pino da tarraxa. Enrole a ponta do barbante ao redor do comprimento do barbante duas ou três vezes o segurando com firmeza.

Exemplo de como amarrar a corda na tarraxa

Aponte a ponta do barbante para dentro ou para o meio do cabeçote. Isso é opcional, mas ajuda a corda a aparecer consistente e organizada. Em seguida, use o enrolador de cordas ou gire a borboleta da tarraxa para apertar a corda.

Repita o processo com as outras cordas que for trocar.

Após trocar as cordas afine seu violão, no começo, por se tratar de um encordoamento novo, será normal perder a afinação até que elas se laceiem.

Se você ainda não adquiriu sua corda avulsa ou kit com jogos de cordas, confira a ampla variedade de opções no site da Krunner, clicando aqui

Fontes e materiais de apoio:
https://www.guitarbitz.com/pages/how-to-restring-a-classical-guitar
https://www.classicalguitarshed.com/change-classical-guitar-strings/#h-step-three-attach-the-string-to-the-tuning-key

Publicidade