Ressonância é um fenômeno em que um sistema vibratório ou força externa conduz outro sistema a oscilar com maior amplitude em frequências específicas, conhecidas como frequências ressonantes ou frequências naturais do sistema.
Essa ressonância é uma das características principais do violão ressonador, também conhecido como Violão Resonator ou Dobro, o qual, emite sons produzidos por ressonadores em formato de cones de metal, parecidos aos sons emitidos quando utilizado um slide de metal ou vidro junto às cordas de um violão tradicional de aço.


Os violões ressonadores foram produzidos com o objetivo de emitirem som mais elevado do que os violões comuns, produzindo um som alto e estridente, mesmo sem amplificadores eletrônicos ou qualquer equipamento similar.
Todas essas características peculiares fizeram com que gêneros como rock, blues e country music o admirasse e diversos músicos passassem a o utilizar.
Como funciona o Violão Ressonador?
O corpo desses violões são diferentes em geral aos formatos tradicionais. A ponte está ligada ao centro do cone ou à borda por uma “aranha” de alumínio. Dessa forma, as vibrações das cordas são ampliadas, emitindo os sons através da placa perfurada na parte superior. Muitos modelos desse estilo são feitos integralmente de aço, ferro ou alumínio para aumentar ainda mais a ressonância do som.
Alan Vinicius, guitarrista e colaborador da loja Krunner, tocando em um Resonator
Existem três designs principais de ressonador:
• O tricone, com três cones de metal, desenhado pela primeira empresa Nacional
• O design de “biscoito” de cone único de outros instrumentos nacionais
• O design de cone invertido único (também conhecido como ponte de aranha) dos instrumentos da marca Dobro e instrumentos que copiam o design do Dobro
História
John Dopyera, fabricante de instrumento musicais, atendendo a um pedido do inventor americano de instrumentos musicais George Beauchamp, desenvolveu o violão ressonador para produzir um instrumento que pudesse transmitir volume suficiente para competir com instrumentos de metais e palhetas. Dopyera experimentou configurações de até quatro cones ressonadores e cones compostos por vários metais diferentes.
Em 1927, Dopyera e Beauchamp formaram a National String Instrument Corporation para fabricar violões ressonadores sob a marca “National”. Os primeiros modelos eram de corpo metálico e apresentavam três ressonadores cônicos de alumínio unidos por uma barra de alumínio em forma de “T” que sustentava a ponte, sistema que ficou conhecido como Tricone.
A National produziu originalmente modelos Tricone com corpo de madeira em sua fábrica em Los Angeles, Califórnia nos Estados Unidos. Eles chamaram esses modelos de Triolian, mas fizeram apenas 12 deles, mudando o corpo destinado aos tricones para modelos de cone único, porém mantiveram o nome.
Violão Dobro
Em 1928, Dopyera deixou a National para formar a Dobro Manufacturing Company com seus irmãos Rudy, Emile, Robert e Louis, “Dobro” sendo uma contração de Dopyera Brothers e também significando “bondade” em sua língua nativa eslovaca.
A Dobro lançou um violão concorrente com um único ressonador e superfície côncava para cima, muitas vezes descrita como em “forma de tigela”, sob uma placa de cobertura circular de metal perfurada distinta com a ponte em seu centro apoiada em uma “aranha” de alumínio de oito pernas. Esse sistema, além de resultar em um menor custo de produção, apresentou mais volume do que o tricone da empresa National.
Com o tempo, a palavra “Dobro” se tornou uma marca registrada genérica usada para se referir a qualquer violão ressonador.
Violão Ressonador no Brasil
Casa Del Vecchio Ltda. de São Paulo, Brasil, produziu uma ampla gama de violões e outros instrumentos de corda desde que Angelo Del Vecchio fundou a empresa em 1902. Na década de 1930, eles começaram a produzir violões ressonadores, resultando em seu modelo mais famoso, o Dinâmico, seu termo comercial para instrumentos ressofônicos.

Além da Del Vecchio, a Sonotec, importadora de marcas como Takamine e Strinberg também trouxe para o Brasil violões ressonadores, como o modelo SDB30 (confira aqui), inspirado nos clássicos Resonators das décadas de 1920 e 1930, confeccionado em madeiras Nato, Spruce, Linden e Rosewwod com formato do corpo Orchestra Model.
Se você se interessou pelos Violões Ressonadores, venha até loja Krunner conhecê-los de perto ou adquira o seu em nosso site www.krunner.com.br
Até breve, em nosso próximo post.